Em solenidade realizada na sede da OAB/PR, tomou posse, na noite da última quinta-feira, 5 de dezembro, a nova diretoria da APACRIMI (Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas) e ABRACRIM-PR (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Paraná). No evento, que reuniu centenas de pessoas, serviu também para a reflexão do papel do advogado criminalista, especialmente no momento turbulento por que passa a política e a justiça brasileiros. O tema foi destacado por quase todos os tribunos que discursaram no evento, que salientaram a importância do papel do advogado para a manutenção do estado democrático de direito.

O evento contou com a participação de autoridades do estado, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o decano do TJ, desembargador Telmo Cherem; on presidente da OAB/PR, Cássio Telles; a corregedora dos presídios do estado, Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias; o coordenador do DEPEN, Francisco Caricati; o corregedor geral da PMPR, coronel William Kuczynski; deputados e líderes comunitários, além de representantes da ABRACRIM de diversas cidades paranaenses (Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, entre outras) e o presidente da ABRACRIM-RJ, Thiago Minagé.

O presidente nacional da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, destacou a importância crescente do papel do advogado criminalista, assim como os desembargadores Xisto Pereira e Telmo Cherem, e também o presidente da OAB/PR, Cássio Telles. Durante a cerimônia, Mattar Assad homenageou o decano da advocacia criminal paranaense Osmann de Oliveira e também o advogado Alexandre Salomão, que se despedia da presidência da APACRIMI – ABRACRIM-PR. O novo presidente, Andrey Salmazo Poubel; e a nova vice, Thaíse Mattar Assad, destacaram as metas ousadas de fortalecimento e união dos advogados criminalistas paranaenses, além da aposta na interiorização da entidade.

Ao final da cerimônia, como já é tradição, todos os presentes deram-se as mãos e bradaram pela advocacia criminal. 

ABRACRIM NACIONAL